Clínico geral

O que trata um dentista clínico geral?

O dentista Clínico Geral realiza procedimentos educativos e preventivos (orientação da higiene oral, controle de placa, fluorterapia), restaurações, tratamentos periodontais, endodônticos e próteses. O profissional clínico geral está apto a executar todos os tipos de tratamentos dentários.

É extremamente importante consultar regularmente um clínico geral porque é ele quem avalia sua higienização, identifica a presença de cáries ou problemas de gengiva, realiza o controle radiográfico dos dentes, verifica necessidades estéticas e checa possíveis problemas de oclusão (mordida).

O clínico geral vê o paciente como um todo, de forma global, por isso se interessa por sua saúde geral que é importante pois muitas doenças do corpo tem manifestações bucais. Essa pesquisa se inicia com um correto diagnóstico e planejamento para que a execução de procedimentos e tratamentos seja realizada com sucesso, com cirurgião dentista atualizado, respeitando o indivíduo como um todo e a utilização de bons materiais e equipamentos; e a consciência do paciente em exercer adequados hábitos de higiene e visitas frequentes ao consultório para prevenção de doenças e manutenção da saúde bucal.

Restaurações

A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e sua função normal. O dentista remove a parte do dente que esta deteriorada, limpa a área atingida e preenche a cavidade com material de restauração, que podem ser ouro, porcelana, resina composta (restauração da cor do dente) e amálgama (uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco).

Bruxismo

É um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados.

O bruxismo pode acarretar na destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva, além de levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação temporomandibular (ATM).

O uso de um dispositivo personalizado para dormir é um dos tipos de tratamento. O dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura. Por isso, cada caso deve ser tratado com exclusividade.

Cirurgia Oral

Especialidade odontológica responsável pelo tratamento de problemas relacionados aos dentes e ossos da região da face.
Trata desde a remoção de dentes inclusos (como o siso), até a realização de enxertos ósseos e posterior colocação de implantes, além de intervenções em alterações patológicas (como tumores), malformações estruturais e traumas dos ossos da face.

Selante

Aplicação é feita para agir como uma barreira, uma película protetora que, facilitando a limpeza dos restos alimentares e o controle da placa bacteriana, reduz o risco de essas superfícies cariarem-se.

Os dentes posteriores, os quais usamos para triturar os alimentos, contêm fissuras e fóssulas onde os restos alimentares e a placa bacteriana ficam retidos e se acumulam e onde as cerdas das escovas não conseguem limpar. Dessa forma, o selante protege o dente e diminui o risco de cárie.

Recomendado para todas as crianças, e também jovens e adultos que apresentem riscos de cáries. O procedimento leva cerca de poucos minutos para um dente ser selado.